04/08 APRESENTAÇÃO

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• APRESENTAÇÃO PROFESSOR

• APRESENTAÇÃO DISCIPLINA

Ementa: Propiciar ao aluno a criação, modelagem e animação de cenários e ambientes tridimensionais para jogos digitais. Conhecer o processo de criação e caracterização de ambientes. Produção de terrenos, paisagens, cenários e construções arquitetônicas para integração no desenvolvimento de jogos.

Planejamento de cenário
Introdução à construção de cenários e ambientes 3D com o Blender
Modelagem de terrenos e paisagens
Modelagem arquitetônica
Materiais e Texturas
Luzes para ambientes
Radiosidade e oclusão ambiente
Animação para ambientes e cenários
Projeto aplicado


• SITE DE ACOMPANHAMENTO DE AULA

• AVALIAÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS

O conceito final será composto pela média de pontos de participação nas aulas através do envio das atividades solicitadas. As notas referentes aos trabalhos entregues e a média final serão apresentadas em planilha neste site antes do lançamento no sistema da universidade, para que as dúvidas sejam esclarecidas com antecedência.

Os arquivos de atividades deverão ser enviados da seguinte maneira:

1) Prepare seus arquivos apenas nos formatos JPGs, PDFs ou MP4 de acordo com a solicitação de cada atividade.

2) Nomeie o arquivo com o número de seu RA seguido de underline e da data (apenas dia e mês) que a atividade foi solicitada (não é o dia que você estiver enviando), mantendo a extensão do arquivo original. Se a atividade compreender mais de um arquivo, acrescente as letras do alfabeto para diferenciar os arquivos (A, B, C…).

Por exemplo: 021202_0108_A.pdf

3) No final de cada aula serão recolhidos os trabalhos e copiados para a pasta compartilhada.

4) Você pode verificar seus trabalhos entregues, clicando no ícone “Trabalhos” na home deste site ou na barra do menu acima.

ATENÇÃO: Não serão considerados os arquivos recebidos fora do prazo estabelecido em aula, com nome fora do padrão ou em outros formatos.



Revisão do uso básico do Blender:

movimentação de janelas; modo de edição e

aplicação de materiais e texturas


EXERCÍCIO 0408: criar 3 texturas no seu programa de imagem preferido, contendo os números 1, 2 e 3 em cada uma. Aplicar cada textura numa face de um cubo e renderizar uma imagem onde se veja as três aplicações. Entregar as 3 imagens de texturas e o render do cubo em arquivo PNG com 800x600 pixels.

© Gil Caserta 2017