18/08 MODELAGEM TERRENO

Vamos iniciar modelando um terreno, onde posteriormente poderemos adicionar elementos de vegetação, atmosfera, arquitetura e personagens. A geometria desse terreno será criada a partir de um "height map”, onde os claros e escuros irão definir os pontos altos e baixos dele.

Baixe esta imagem (montanhas da Nova Zelândia, disponibilzada pela Universidade de Otago) para sua máquina:


- Ajustar o preferences para importar imagem como plano:

Screen Shot 2015-08-14 at 12.53.38


- Importar a imagem:

03-file-import-images-planes


- Ajustar a geometria: aplicar subdivisão (150)

05-press-w-click-subdivide


- Modificador Subdivision e Displace


- Experimentar com os parâmetros do Displace

- Preparar um mapa de textura num editor de imagem e aplicar no modelo

- Relembrar: posicionamento de câmera com target

- Animar giro de 360º ao redor do cenário


• Outros métodos para criar terrenos:

- Plano subdividido com deformação fractal

- ANT Landscape add-on (habilitar no preferences)


EXERCÍCIO 1808: Enviar 3 videos, renderizados em 1920x1080 pixels com 6 segundos de duração à 24fps, para cada terreno gerado com os 3 diferentes métodos.


© Gil Caserta 2017