18/09 - Briefing e Cria/ação

BRIEFING

- Ordena o raciocínio e facilita o trabalho criativo: Uma forma organizada de delimitar um problema sempre facilita a busca de soluções.
- Minimiza reprovações pelo cliente.
- Minimiza a subjetividade na fase de aprovação do trabalho.
- Deve identificar claramente o benefício básico, evitando dúvidas de interpretação.
- Deve ser simples, destacando as informações essenciais, mas completo.
- Deve apenas informar e não dizer como o produto/serviço deve ser apresentado.
- Tem de oferecer respostas para perguntas como: "por que contratar este profissional em vez de outro?”.

Briefing no Planejamento de Comunicação


A) Preencha o briefing de seu portfolio (fique à vontade para acrescentar outros itens):

1) Seu nome profissional.
2) Histórico profissional: por onde passou e o que já fez (cases que merecem nota?).
3) O que você oferece?
4) Qual seu diferencial em relação aos concorrentes?
5) Liste suas características profissionais positivas e negativas.
6) Concorrência: quem são seus concorrentes? onde estão? o que oferecem?
7) Mercado: momento tecnológico, econômico, político e/ou social que o portfolio será utilizado.
8) Público-alvo: quem são? onde estão? o que você imagina que eles esperam de seu serviço?
9) Objetivos do portfolio: o que vc pretende com ele? qual o conceito principal que pretende passar através dele?


B) Playground: Brainstorm

Investigue o assunto, entendo o contexto onde você se situa profissionalmente:

• Elenque palavras-chave do tema
• Pesquise imagens na internet, em livros, revistas, na rua, etc
• Pesquise metáforas, símbolos ou figuras de linguagem associadas
• Crie conexões em painéis de inspiração (mood board) físicos ou virtuais (
Pinterest) e mapas mentais


C) Análise

1) Compare suas principais características com as de seus concorrentes
2) Compare o que você oferece com as expectativas do seu público, identificando seus pontos fortes
3) Identifique e analise possíveis correlações entre os itens 1 e 2 acima e seu mood board e mapa mental


D) Ação

1) Defina seu posicionamento e a estratégia que pretende adotar
2) Defina um calendário de ações
3) Layout de propostas
4) Levantamento das etapas e custos envolvidos: ilustrações, fotos, artes, registro de domínio, etc
5) Artefinalização e outras etapas de produção das peças


EXERCÍCIO 1809: Enviar e apresentar item A na próxima aula. 

© Gil Caserta 2017